Como funciona o parcelamento da fatura do cartão de crédito? O cartão é uma ferramenta que os brasileiros amam, principalmente pela comodidade na hora de se fazer compras e pela possibilidade de parcelar o valor da fatura quando o orçamento aperta! Nunca fez o parcelamento de fatura? A gente te explica como fazer!
Como funciona o parcelamento da fatura
Teve aquele gasto surpresa e não vai conseguir pagar toda a fatura do cartão? Você tem duas opções: conversar com o seu gerente e pedir o parcelamento da fatura ou pagar a fatura mínima do cartão.
O parcelamento de fatura oferece juros mais baixos e a oportunidade de negociar. Você pode pagar a dívida em até 24 meses dependendo do seu banco. Mas é muito importante não atrasar o pagamento para não sair ainda mais caro parcelar a fatura.
Quem opta por pagar o mínimo deve precisa estar consciente que estará fazendo uso do crédito rotativo. Porém, o governo limitou em abril,de 2017, o uso do crédito rotativo para apenas 30 dias. O objetivo desta medida é diminuir o endividamento da população devido ao alto valor dos juros praticados, em torno de 15,85% ao mês e que antes podiam chegar a 484,6% ao ano, segundo dados do Banco central.
Com a nova medida os bancos são obrigados a te oferecer no segundo mês o parcelamento da fatura do cartão de crédito com juros mais baixos, em torno de 9% ao mês, ou o pagamento à vista da dívida.
https://www.comparaonline.com.br/blog/financeiro/2017/04/credito-rotativo-novas-regras/
Você escolheu parcelar a fatura do cartão? Então cuidado com o valor de parcelamento da fatura pois, com gastos excedentes, o efeito “bola de neve” se inicia e as dívidas ficam cada vez maiores.
Caso você não consiga pagar algumas parcelas tente renegociar a dívida com o banco.
E antes de tudo, muito cuidado com os gastos mensais do cartão para não aumentar ainda mais a dívida. Também tenha em conta que se você parcelar a fatura do seu cartão de crédito seu limite ficará comprometido até você pagar todas as parcelas.
Entenda como funciona o limite do cartão de crédito
O financiamento do cartão de crédito deve ser feito apenas em situações emergenciais, como em uma crise financeira. Em alguns casos, é melhor avaliar os custos de um empréstimo, em vez de parcelar a fatura do cartão.
Leia também:
Como usar o cartão de crédito sem se endividar?
Como funciona o parcelamento sem juros no cartão de crédito?